SEU LIVRO DE VIDA
Quase tudo o que você quer saber
sobre Astrologia da Alma e do Auto-Conhecimento
Em 22 Capítulos/Volumes
© 2008 Janine Milward
Capítulo 13
SATURNO E SEUS CICLOS,
NA ASTROLOGIA
NA ASTROLOGIA
A Liberação das
Ataduras da Mente
“”Qual é o
propósito da vida e como atingir esse propósito?
A meta da vida
humana é alcançar a Consciência Suprema e para isso é preciso trilhar o Caminho
da Liberação, Mukti.
Os vários seres
do universo, o coletivo, são denominados, Jiiva,
em sânscrito. O Uno, a Suprema
Consciência, é Shiva... Quando estamos sob as limitações, em nossa
mente, somos Jiiva. Quando ultrapassamos essas limitações e
alcançamos a liberação da mente, somos Shiva
A mente humana
é a causa das limitações bem como a causa da Liberação. Então existem técnicas para que esta mente
possa realizar a meta de sua vida.
É a mente que
realiza a ação – assim é a mente que desfruta das vicissitudes e das virtudes das ações
realizadas
A mente não
pode existir sem o pensamento, sem que esteja ocupada, sem estar em constante
movimentação... como exemplo temos uma bola de assoprar, que mesmo cheia,
quando pressionada, se torna deformada... no entanto, sua tendência é voltar ao
normal... Assim acontece também com a
mente – sua tendência é retornar à sua normalidade - sua Liberação.
Ação é Karma e o resultado das ações se chama Samskara. Samskara
é a tendência da mente a retornar à sua forma original, a Shiva, à Suprema Consciência.
Quando todos os Samskaras são
exauridos, neste momento Jiiva
retorna a Shiva.
A
meditação cotidiana faz com que os Samskaras se manifestem intensamente:
bem como a Iniciação Espiritual também amadurece os Samskaras mais profundamente. Na verdade, faz parte do Caminho
Espiritual o fato de o aspirante se defrontar mais intensamente com seus Samskaras...
Qual é a causa
de nossas limitações? A mente. A mente é limitada pelos Samskaras.
Os Samskaras se apresentam de três formas:
os inatos, os adquiridos e os impostos.
Os Samskaras inatos são reações de ações já
acontecidas anteriormente a esse nosso nascimento, a essa nossa vida de agora.
Os Samskaras adquiridos são as reações de
ações acontecidas nessa vida de agora.
Como então
podemos nos liberar desses dois tipos de Samskaras?
– através do desenvolvimento da consciência.
Consciência é discernimento, Viveka.
Esta consciência discriminativa, esse
discernimento, sempre está entre a escolha de realizar uma ação boa ou
ruim. Quando faz a coisa certa, a
consciência está regendo a mente - Vidya.
Quando fazemos a coisa erra, isso causa degradação – Avidya.
O Karma, a Ação, tem dois aspectos:
O karma onde se tem independência se
chama `ação original ´.
O Karma onde não se tem independência se
chama `ação reativa’.
O sofrimento,
por exemplo, é o resultado de uma ação original. Como aspirantes espirituais temos que ser
sábios para utilizarmos o discernimento em nossa vida.
A consciência
discriminativa, o discernimento – Viveka
– traz em si cinco aspectos:
.
O eterno e o transitório. – na vida apenas uma coisa é eterna – é a
Suprema Consciência – todo o resto é transitório.
. A dualidade e a
singularidade – a escolha da singularidade nos leva ao eterno, á Suprema
Consciência. A dualidade nos leva apenas
ao transitório.
. Atma e
Anatma - todas nossas ações devem
sempre ser direcionadas para Atma, a Suprema Consciência.
- As cinco camadas da mente – durante a
realização do Caminho Espiritual, o aspirante pode ficar iludido, embevecido,
enganado pelos poderes que vai conhecendo e desenvolvendo em sua mente... é
preciso ultrapassar todos esses obstáculos para tornar-se Uno com Paramapurusa.
- Finalmente, Conhecimento, Ação e Devoção – Jinana, Karma e Bhakti. Nas quatro
etapas iniciais a mente funcionou através do intelecto. O conhecimento, Jinana, é muito importante porque é o
instrumento que nos ajuda a identificar nossa meta e como alcançá-la.
Conhecendo
nossa meta é preciso a Ação, Karma. A ação, sem reação, sem Samskara – é Karma. No entanto, apenas a ação por si só não nos
leva ao aprofundamento de nossa essência espiritual – é preciso então, Bhakti,
A Devoção.
Uma vez
tenhamos obtido a plenitude do Conhecimento, podemos jogá-lo fora, prescindir
dele, porque o mais importante em nossa Caminho para a Liberação é a Ação plena
de Devoção. Dessa forma, A Devoção, Bhakti, é a meta final a ser atingida
para que o aspirante espiritual possa vivenciar e ultrapassar seus Samskaras inatos e adquiridos.
Devemos ir além do intelecto, então, que é
extremamente limitado e realizar os três princípios fundamentais :
Conhecimento, Ação e Devoção. Este é o
Caminho da Liberação.
Os Samskaras impostos nos acontecem
independente de nossa vontade ou ação porque são manifestados através da
sociedade em que vivemos... Eles são:
- A mundanidade – nosso inter-relacionamento
com a vida social como um todo.
- O ambiente –
tudo aquilo que nos envolve, seja físico mental ou espiritual. A criação de ambientes neo-humanistas e
espiritualizados deve ser a meta dos aspirantes espirituais...
- A educação e
a profissão e os deveres. Desenvolvermos uma boa educação para
conseguirmos uma boa profissão e realizar nossos deveres sociais e pessoais
também são pontos fundamentais.
- Finalmente, existem as propensões psíquicas –
quando as etapas anteriores mostram muitas dificuldades, a pessoa poderá
desviar-se mental e psiquicamente, trazendo-lhe conseqüências difíceis para sua
vida pessoal, social e espiritual. Dessa
maneira, devemos nos desenvolver e fortalecer espiritualmente de forma
individual primeiramente para então também fortalecermos a sociedade em seu
desenvolvimento espiritual.
Assim, a
conclusão é: enquanto existirem Samskaras,
não existe Liberação.
Qualquer ação, boa ou ruim, cria Samskaras. Uma pomba presa
em uma gaiola – seja uma gaiola de ouro ou de ferro – mesmo assim a pomba está
presa!.
Se praticamos
uma boa ação, trazemos boas reações, bons Samskaras
para nossa vida: se praticamos uma má ação, trazemos Samskaras ruins para nossa vida...
Qual é a saída?
- Primeiramente,
temos que entender que devemos realizar nossas ações pela sua realização
intrínseca e não pelos seus resultados.
A ação deve ser sempre realizada sem expectativas de seus resultados.
- Em segundo
lugar, devemos abandonar o ego, o autor das ações realizadas.
- Finalmente, devemos oferecer tudo em
nossa vida à Paramapurusa, ao
Supremo.
Agindo assim,
estaremos em nosso caminho de ir além o ciclos dos Samskaras para alcançarmos a Liberação, Mukti, e nos fundirmos à Suprema Consciência, Atma, e nos tornamos Unos com Paramapurusa.” ”
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Síntese
da palestra matinal realizada em 20 de julho de 2001 durante o Retiro
Espiritual da Ananda Marga na Fazenda Ananda Kiirtan em Belmiro Braga, MG.
Palestra
gravada e sintetizadamente transcrita por Janine
Com um abraço estrelado,
Janine Milward